30/07/2025
Porto Alegre, abril de 2025 — Em um passo significativo para o fortalecimento do ensino jurídico voltado às carreiras de segurança pública, a Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ESBM)
Porto Alegre, abril de 2025 — Em um passo significativo para o fortalecimento do ensino jurídico voltado às carreiras de segurança pública, a Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ESBM) e a Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI) assinaram, no início do mês de abril, um convênio de cooperação educacional para o desenvolvimento de um curso de graduação em Direito com ênfase em carreiras policiais.
A assinatura oficial do convênio ocorreu na biblioteca da FAMAQUI e reuniu lideranças das duas instituições. Participaram do ato o CEO da ESBM, Roger Nardys de Vasconcellos, e o Diretor Executivo da escola Diogo Franco. Representando a FAMAQUI, estiveram presentes o presidente da FAMAQUI Educacional, Dr. Miguel Arcanjo da Cruz Silva, o Diretor Geral da Faculdade, Prof. Carlos Alberto Stein, e o Diretor Administrativo, Prof. Alex Caiel.
O curso de Direito, com duração de dez semestres combina a sólida formação jurídica tradicional da FAMAQUI com conteúdos voltados especificamente à preparação para concursos das carreiras policiais desenvolvidos pela ESBM.
Entre os principais diferenciais estão as disciplinas direcionadas ao ingresso nos concursos de Capitão da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de conteúdos exclusivos que tratam das peculiaridades das funções policiais e militares no Brasil.
A proposta pedagógica, construída a partir da expertise acadêmica da FAMAQUI e da trajetória consolidada da ESBM como referência em ensino voltado à segurança pública, visa formar bacharéis em Direito com preparo técnico e teórico para atuar tanto na advocacia quanto nas carreiras de Estado que exigem conhecimento especializado sobre o sistema de segurança pública.
“A criação desse curso é uma resposta direta às demandas da sociedade por profissionais jurídicos capacitados e comprometidos com a legalidade, a justiça e a segurança. Ele surge como uma alternativa sólida para jovens vocacionados ao serviço público policial, oferecendo não apenas formação acadêmica de excelência, mas também instrumentalização prática voltada à realidade dos concursos e das instituições militares brasileiras”, afirmou Roger Nardys de Vasconcellos, CEO da ESBM.
A FAMAQUI, reconhecida pelo acolhimento, atendimento individualizado aos seus estudantes e por uma estrutura acadêmica sólida e aconchegante, reforça com essa parceria sua missão de inovar no ensino superior com qualidade e propósito.
Para o presidente da instituição, Dr. Miguel Arcanjo da Cruz Silva, “a união com a ESBM potencializa a missão educacional da FAMAQUI e amplia seu compromisso com a formação de cidadãos preparados para os desafios das carreiras jurídicas e da segurança pública.
O novo curso integra a estratégia de expansão e consolidação das instituições que tem se destacado na democratização do ensino jurídico e militar, valorizando a ciência e as instituições de Estado como pilares da cidadania e da ordem pública.
As inscrições para o curso de Direito com ênfase em carreiras policiais estarão disponíveis nos próximos meses, e a as primeiras turmas iniciarão já no segundo semestre de 2025.
Postagem Recomendada
Raça Humana — Uma reflexão urgente sobre quem somos
Todos os direitos reservados © 2025 A Notícia
Deixe um Comentário